sexta-feira, 13 de maio de 2011

Mangás shakespearianos

Ser mangá ou não ser? Eis a questão solucionada pela editora Galera Record – que vai lançar, aos poucos, a coleção Manga Shakespeare no Brasil. O projeto é uma tentativa de disseminar os textos de William Shakespeare ao público jovem, utilizando um meio bem aceito por eles – os quadrinhos. As obras do autor abordam temas universais e, por isso, já foram adaptadas diversas vezes para o teatro e para o cinema. Agora estas obras ganharam versões em mangá, com ilustrações em estilo japonês, e duas acabam de ser publicadas no Brasil: Hamlet e Romeu e Julieta.

Capas dos mangás Romeu e Julieta e Hamlet, lançados pela editora Galera Record.
Foto: Divulgação.
No entanto, quem acha que o texto se tornou menos denso, se enganou. O conteúdo original foi mantido, apesar de alguns cortes. Certas partes foram excluídas ou foram representadas por imagens, porém os versos e rimas permaneceram fiéis ao original. A tradução, por sua vez, foi um obstáculo ao lançamento das versões brasileiras, afinal só um profissional capacitado conseguiria captar as sutilezas presentes na escrita arcaica do autor. O escolhido para a tarefa foi o tradutor Alexei Bueno que, no final, afirmou que o resultado do livro vai ser incentivador para os jovens. Já os desenhos foram elaborados por vários artistas, portanto os traços não têm nada especial – o que deixa os “quadrinéfilos” meio desapontados.


Versão futurista de Hamlet, por Emma Vieceli.
Foto: Divulgação.


Na versão mangá, Romeu é uma estrela do rock.
Foto: Divulgação.

A história de Hamlet se passa em 2017, em uma terra devastada pelas mudanças climáticas e pelas guerras frequentes, enquanto Romeu e Julieta se passa na atualidade, no bairro japonês de Shibuya – só que a rivalidade das famílias acontece, desta vez, devido às respectivas relações de cada personagem com a máfia japonesa Yakuza. Os próximos lançamentos, ainda sem data prevista, serão Ricardo III, Sonhos de uma Noite de Verão, Otelo e O mercador de Veneza.


Um comentário:

  1. Não coloque imagem fechando matéria.

    Será que conseguiram transpor temporalmente e deixar o texto igual, realmente igual?

    ResponderExcluir